Janeiro Branco: investir na saúde mental dos seus colaboradores é preciso! Entenda as vantagens.

116 Prone - Prone Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Esse breve texto é um convite à reflexão neste mês tão importante: Janeiro Branco.

A saúde mental no trabalho tem se tornado um tema cada vez mais discutido em organizações, eventos e universidades. Essa movimentação ganhou ainda mais força no período pandêmico em nos encontramos.

Enfrentamos um aumento alarmante no número de trabalhadores afetados pela Síndrome de Burnout e pela Fadiga Digital devido as excessivas cobranças, ambientes tóxicos, dificuldades em separar pessoal do profissional, falta de contato físico, esgotamento mental e longas horas de contato com tecnologias digitais.

Gestores e Coordenadores precisam estar atentos aos sintomas, sendo os mais comuns:

  1. Cansaço mental;
  2. Sentimento de esgotamento;
  3. Incapacidade de se desligar do trabalho;
  4. Distanciamento da vida social;
  5. Irritabilidade e agressividade;
  6. Dores musculares e de cabeça;
  7. Alteração dos batimentos cardíacos;
  8. Dificuldade de respirar;
  9. Dificuldade de concentração;
  10. Distúrbio do sono;
  11. Falta de criatividade;
  12. Ansiedade;
  13. Depressão.

Esses sintomas afetam diretamente no desempenho do colaborador, contribuindo para o aumento de erros, diminuição de produtividade, desmotivação e descrença, conflitos entre colegas e sobrecarga de trabalho.

O posicionamento da organização é imprescindível, uma vez que a cultura organizacional deve evitar se transformar em uma fábrica de trabalhadores frustrados e improdutivos.

Portanto, é importante agir o mais rápido possível, e evitar o esgotamento profissional:

  1. Cultura Corporativa Humanizada: aposte na transparência e promova um ambiente acolhedor. Faça com que os valores da empresa cheguem e impactem à vida de todos os colaboradores, sem exceções.
  2. Cuidado com a Saúde Mental: promova reuniões informais, momentos de descontração e relaxamento, busque por parcerias com profissionais da área para diagnosticarem o clima organizacional e se possível identificarem gatilhos de estresse e sobrecarga emocional.
  3. Controle da Carga de Trabalho: não é porque o colaborador está em casa, que ele está com os pés para cima assistindo séries, é importe assumirmos que houve uma invasão na casa de milhares de brasileiros que se viram forçados a levarem seu trabalho para casa, e o aumento da cobrança e desconfiança não ajudará no desempenho e na produtividade desses colaboradores, é preciso ter empatia e respeito pela intimidade dos trabalhadores, tais como: evitar perguntas pessoais que não correspondem ao trabalho, excesso de reuniões que podem ser resolvidas com uma ligação ou e-mail e o principal, não solicitar “ajuda” aos colaboradores depois do horário de expediente.

Esse breve texto é um convite a reflexão neste mês tão importante, o mês que marca o registro de um novo ciclo, Janeiro Branco é muito mais que uma data de posts em redes sociais, é um movimento de auto-observação e observação daqueles que nos cercam, certifique-se que os colaboradores da empresa em atua estejam satisfeitos, motivados e inspirados, e caso identifique trabalhadores sobrecarregados e desmotivados, inicie o mais breve possível atividades e treinamentos que fortaleçam a cultura da organização para que juntos e saudáveis todos possam construir a si e contribuir com todos.

Fonte: Contábeis

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Prone Assessoria Empresarial.

Atuamos diretamente com clientes de diversos portes e segmentos, prezando sempre pela qualidade nos serviços e, consequentemente, pela satisfação de seus clientes. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Tire suas dúvidas

Entrar em contato agora, gratuitamente!

Veja também

Posts Relacionados

Entenda Como Funciona O Ir 2022 Para Empresas Blog - Quero montar uma empresa

Saiba se a sua empresa precisa declarar o IR 2022

Veja agora o passo a passo da declaração de imposto de renda É importante estar atento às exigências legais no processo de declaração do imposto de renda para evitar complicações junto à Receita Federal. Leia o artigo que preparamos para

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Entenda sobre as particularidades de ser engenheiro em regime PJ…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Faça login

Nota Fiscal Eletrônica

Seja bem-vindo, funcionário