O prazo para entrega da declaração do IRPF 2019 já começou desde o dia 7 de março e irá até 30 de abril. Justamente por isso, preparamos essa postagem para que você não tenha problemas com o Leão da Receita.
Se você teve uma receita superior a R$ 28.559,70 no ano de 2018, está obrigado a realizar a declaração do IRPF 2019, portanto, como forma de te ajudar com esse processo separamos algumas das dúvidas que mais incomodam os declarantes na hora expor os seus rendimentos e despesas e te livrar de problemas com a Receita Federal!
O que é o IRPF e como declarar?
O IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física – é uma tributação federal que incide sobre a renda anual do contribuinte como forma de arrecadamento do Governo Federal para a gestão do país.
Não somente no Brasil existe a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, nem tampouco somos o país com a carga mais alta dessa tributação, – podendo chegar a 27,5% de arrecadação dos rendimentos, – contudo, é preciso se atentar a uma declaração bem feita, pois querendo ou não é um dinheiro que faz falta.
Por isso, a melhor alternativa para garantir uma declaração justa, com o máximo de restituições e isenções possíveis, conte com um contador para te ajudar!
O processo para a declaração – a grosso modo – é relativamente simples, considerando que você apenas queira cumprir com a obrigação e pagar o que for preciso para não cair na malha fina – ainda correndo esse risco. Isso é, se você optar por declarar por conta própria.
Sendo assim, para realizá-lo são necessários:
- 1º – Juntar todos os documentos sobre suas informações de identificação, tais como RG, CPF e endereço, suas despesas, receitas, dependentes, etc;
- 2º – Realizar o download do programa de declaração do IRPF 2019 e preenchê-lo com os seus dados;
- 3º – Escolher entre os modelos de declaração Completo ou Simplificado, onde no Simplificado são descontados 20% sobre o cálculo do imposto de renda, substituindo todas possíveis despesas dedutíveis, e no Completo é possível deduzir as suas despesas, proporcionando um recolhimento menor da sua declaração de imposto de renda. Processo que é aconselhável de ser executado com o auxílio de um profissional contábil;
- 4º – Enviar a sua declaração de IRPF 2019, mas com cuidado! É fundamental que você verifique antes se todas as informações foram preenchidas corretamente.
- 5º – Certificar-se de que está tudo de acordo e que não foram enviados dados incoerentes, porém, caso isso ocorra você ainda pode contar com a declaração retificadora e corrigir o erro cometido.
Conheça as principais mudanças do IRPF 2019
Agora que você já sabe como realizar a declaração de IRPF 2019 é preciso ficar atento também às mudanças na declaração, tais como:
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Prone pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
- Dependentes, independente da idade, precisam constar em sua declaração;
- As Doações Diretamente na Declaração – ECA fazem parte das Fichas de Declaração do contribuinte, não se restringindo ao resumo da declaração;
- O valor da Alíquota Efetiva (porcentual) deve ser discriminado na relação de rendimentos tributáveis.
Mas, caso tenha ainda alguma dúvida, ou queira garantir impostos muito menores para o seu negócio, entre em contato com os nossos profissionais e garanta uma declaração de IRPF 2019 efetiva!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Prone Assessoria Empresarial.
Atuamos diretamente com clientes de diversos portes e segmentos, prezando sempre pela qualidade nos serviços e, consequentemente, pela satisfação de seus clientes.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.