Gestão de custo para construtoras: o que você precisa saber para acertar!

Obtenha Eficiencia Na Gestao De Custos De Sua Construtora Post (1) - Prone Contabilidade

07 jan Gestão de custo para construtoras: o que você precisa saber para acertar!

Saiba como ter mais eficiência na gestão de custos da sua construtora!

Se você é um gestor e precisa saber como simplificar e ser mais assertivo quando o assunto for gestão de custos para sua construtora, então você está no lugar certo! 

Você que é gestor, entende a importância de usar os recursos do seu negócio de forma adequada, eliminando desperdícios e contando com uma gestão de custos adequada.

É através dessa postura que você pode ampliar a lucratividade da sua empresa e ter mais espaço para adequar seus preços às necessidades do mercado, tornando sua construtora mais atrativa e competitiva.

Nesse contexto, é imprescindível zelar por uma gestão de custos adequada em seu negócio, e será sobre isso que vamos conversar nas próximas linhas.

Entenda o que é gestão de custos

Os custos são, independente do setor, algumas das maiores preocupações de empresas. 

Conhecendo os gastos incorridos em seu processo produtivo, você poderá, além de ter mais segurança ao compor seu preço de venda, evitando que pratique valores que não estejam em conformidade com a realidade em relação aos desembolsos necessários para a execução dos serviços das sua construtoras, encontrar gargalos que estejam contribuindo para levar embora a lucratividade do seu empreendimento.

Dessa forma, de forma simplificada, podemos entender que gestão de custos é o conjunto necessário de estratégias, para a execução de seus serviços, utilizadas a fim de controlar os custos gerados por sua empresa,  

Saiba por que é importante ter uma gestão de custos alinhada com as necessidades do seu negócio

Quando a gestão de custos é feita da maneira correta, além de entender de forma geral tudo que foi gasto para executar uma determinada obra, você ainda conta com informações detalhadas e pertinentes sobre o quanto foi gasto em cada etapa do processo, sabendo o que foi direcionado para pagar trabalhadores, gastos tidos com EPI’s e, também, para a aquisição de materiais para execução do empreendimento contratado para sua empresa concretizar.

Em situações que você não tem, de fato, controle adequado sobre os valores empregados à realização dos seus serviços, poderá existir a falsa sensação de estar lucrando, quando, na verdade, poderá estar “pagando para trabalhar”.

Conheça o que você deve fazer para simplificar sua gestão de custo e ainda garantir eficiência nos seus controles

Nesse contexto, é essencial buscar alternativas que promovam uma gestão de custos apropriada. Para isso, é importante que primeiro você entenda a diferença entre custos e despesas.

O primeiro trata-se de todos os gastos diretamente ligados à execução dos seus serviços, como pagamento de engenheiros, pedreiros, mestres de obras, pintores, aquisição de cimento, britas, vergalhões, areia, concreto, aditivos, dentre outros.

Eengenharia - Prone ContabilidadePowered by Rock Convert

Já as despesas são todos os gastos ocorridos que não estão diretamente ligados ao serviço que você está prestando, como pagamento de taxas bancárias, aquisição de material de limpeza, conta de telefone e seguros, os quais são apenas alguns dos exemplos.

Posteriormente, é essencial que você faça uma análise de seus processos internos para garantir que toda movimentação realizada pela sua empresa possa ser controlada e devidamente registrada, evitando que valores venham a ficar de fora.

De posse das informações geradas por esse levantamento, é necessário que você escolha uma ferramenta que dará suporte na gestão de custos de sua empresa de construção civil, que poderá ser uma planilha ou softwares de gestão.

Sua opção deverá considerar as necessidades do seu negócio e valores que deverá desembolsar, pois de nada adianta investir em uma ferramenta repleta de opções, sendo que você usará relatórios específicos.

Lembrando que você também deverá mapear quais informações deverão ser registradas, porque não vale perder tempo no seu cotidiano com rotinas que não serão úteis em sua tomada de decisão, tornando, então, a gestão de custos muito mais eficiente.

Prone Assessoria Empresarial: a parceria que seu negócio precisa para crescer com estabilidade

Como observamos, ter uma gestão de custos alinhada com as necessidades de sua empresa da construção civil é fundamental para definir o preço de seus serviços de forma adequada, entender onde estão sendo gastos os seus recursos e, consequentemente, facilitar a busca por soluções que possam enxugar seus gastos.

Seguir as orientações que trouxemos em nosso artigo vai te ajudar a ter mais controle sobre os gastos surgidos no decorrer da sua operação, simplificar seus controles e permitir que mais eficiência na sua administração.

Aproveitamos para lembrar que, quando se trata de gestão de custos, contar com o apoio de sua contabilidade é uma excelente alternativa, já que os relatórios por elas produzidos, como o Balancete de Verificação e o Livro Razão, também possuem informações relevantes sobre os custos de sua empresa de construção e podem facilitar bastante a gestão de custos do seu negócio.

Nós, da Prone, podemos te ajudar nesse sentido, pois somos uma contabilidade especializada em construtoras, focada na melhoria dos resultados de nossos clientes, através, inclusive, dos nossos serviços de assessoria contábil.

Envie-nos uma mensagem, vamos conversar como nossa parceria será saudável à sua empresa!

QUERO OBTER SUCESSO EM MEUS NEGÓCIOS DE ENGENHARIA!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Prone Contabilidade?

Somos uma Contabilidade Vila Bertioga -SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @proneassessoria

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Compartilhe nas redes!

Summary
Gestão de custo para construtoras: o que você precisa saber para acertar!
Article Name
Gestão de custo para construtoras: o que você precisa saber para acertar!
Description
Se você é um gestor e precisa saber como simplificar e ser mais assertivo quando o assunto for gestão de custos para sua construtora, então você está no lugar certo!
Author
Publisher Name
Prone
Publisher Logo
Nenhum Comentário

Postar um comentário

Recomendado só para você!
A Medida Provisória 1.021/2020, de 30 de dezembro de 2020,…