Como abrir um escritório de advocacia sem burocracia?

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Quer abrir um escritório de advocacia? É difícil enfrentar o processo sem uma série de exigências por parte dos órgãos públicos, confira no artigo!

O Brasil é um dos campeões mundiais de burocracia, todos sabemos disso. Para um novo advogado abrir um escritório de advocacia, é impossível passar pelo processo sem enfrentar uma série de exigências por parte dos órgãos públicos.
A melhor coisa a fazer é dedicar-se ao planejamento do escritório e procurar a assessoria de um escritório de contabilidade, contando com a ajuda de um profissional capacitado para atender todas as necessidades impostas pela legislação.
Dessa forma, o profissional poderá usar seu tempo para o que efetivamente interessa, ou seja, o seu projeto de vida, enquanto o profissional contábil pode dar conta da burocracia.

Abrir um escritório de advocacia sozinho ou com sócios

No planejamento para abrir um escritório de advocacia é preciso saber que o profissional irá trabalhar sozinho ou procurar sócios. No caso de haver mais de um advogado, é preciso estabelecer as atribuições de cada advogado no empreendimento.
Essa condição é importante não apenas pela organização do empreendimento, mas também pela divisão das responsabilidades, já que cada pessoa possui habilidades e competências diferenciadas, que podem ser aproveitadas de acordo com seu conhecimento.
Assim, por exemplo, um profissional pode ter maior capacidade de captar clientes, enquanto o outro pode gostar mais da administração interna. Definindo os papéis e as funções de cada profissional irá facilitar o andamento das atividades, potencializando o desenvolvimento do escritório.

Área de atuação do escritório de advocacia

Ao abrir um escritório de advocacia, o profissional ou os sócios devem pensar no ramo de especialização do estabelecimento. Atualmente, a especialização em uma determinada área do Direito é bastante valorizada, oferecendo melhor reputação para o empreendimento.
Um escritório de advocacia não especializado não se mostra especialmente atrativo, principalmente quando sabemos que as empresas buscam pessoas mais capacitadas e com maior embasamento nos serviços que oferecem.

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Localização e estrutura do escritório de advocacia

A localização e a estrutura são importantes para abrir um escritório de advocacia. O advogado deve pensar na acessibilidade dos clientes, na aparência e no layout do local, além, evidentemente, de o escritório ser instalado em um local de respeito, como exige a profissão.
Abrir um escritório de advocacia exige também que os profissionais que ali irão trabalhar tenham um público-alvo definido, considerando não apenas o local e a estrutura, mas também os serviços oferecidos.
Ao considerar o público-alvo, é possível definir a estrutura do local, o seu layout e as instalações, atendendo aquilo que esse público espera de um profissional de Direito.
O escritório poderá se dedicar ao atendimento de empresas, se a especialização for na área tributária, ou para o atendimento do público em geral, se o profissional for especializado em outras áreas.
Lembramos ainda que o compliance é uma das áreas que mais vem trazendo resultados para escritórios de advocacia e pode ser uma excelente opção para conseguir maior número de clientes.

A regularização do escritório de advocacia

A regularização, ao abrir um escritório de advocacia, como destacamos anteriormente, deve ser de responsabilidade de um contador experiente. Assim, ele poderá definir a melhor condição para a implantação do estabelecimento, seja através de uma sociedade unipessoal de advocacia ou de uma pessoa jurídica, no caso de sociedade com outros profissionais.
O contador, juntamente com o advogado ou com os sócios, irá reunir a documentação necessária para a regularização do estabelecimento, fazendo as inscrições na Receita Federal, na OAB e nos outros órgãos, mantendo o escritório legalizado e pronto para seu funcionamento.
Tomando todas as providências para abrir um escritório de advocacia, o profissional de Direito terá o tempo necessário para cuidar das suas atividades, prospectar clientes e estabelecer parcerias, fazendo do seu escritório um local com a reputação necessária para oferecer os melhores serviços.
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