Emitir nota fiscal eletrônica de engenharia: saiba como fazer

Descubra Como Emitir Nota Fiscal Eletronica De Engenharia Post (1) - Prone Contabilidade

14 jan Emitir nota fiscal eletrônica de engenharia: saiba como fazer

Tudo o que você precisa saber sobre como emitir nota fiscal eletrônica de engenharia

Tem dúvidas sobre como emitir nota fiscal eletrônica de engenharia? Então leia agora o nosso artigo!

Muitos engenheiros ainda têm muitas dúvidas sobre como emitir nota fiscal eletrônica de engenharia da forma correta. Certamente, a quantidade de detalhes existentes em nossa legislação é um dos fatores que contribuem para isso.

Nesse contexto, é importante lembrar que dar importância a essas questões é fundamental para evitar que sua empresa seja penalizada, principalmente em processos de fiscalização.

E, para te ajudar nessa tarefa, foi que preparamos o presente artigo.

O que é emitir nota fiscal eletrônica

A nota fiscal é um documento que deve ser emitido para acobertar o trânsito de mercadorias e registro de serviços prestados, ou seja, como forma de provar que ocorreu algum tipo de negociação comercial.

É uma obrigação acessória, usada pelo governo para fiscalizar o recolhimento de impostos, mas também pode ser utilizada pela sua empresa com fins jurídicos, para reclamar serviços de engenharia que não foram pagos, além, é claro, do respectivo contrato firmado entre as partes.

Anteriormente, existia toda uma burocracia que deveria ser cumprida para obter autorização e emissão de notas fiscais, já que era necessário solicitar liberação à Secretaria da Fazenda municipal para posterior impressão dos documentos junto à gráfica.

Porém, o Sistema Público de Escrituração Digital trouxe a nota fiscal eletrônica, ou NF-e, na qual tudo é feito de forma online, através de certificação digital e arquivos .xml, simplificando esse cenário.

Principais dificuldades ao emitir nota fiscal

Para quem vai emitir nota fiscal eletrônica para engenheiros pela primeira vez, entender as ações necessárias pode trazer um pouco de dificuldade.

Isso porque também existem algumas burocracias que devem ser atendidas.

Mas, diferentemente da modalidade impressa, elas são muito mais simples.

Também, muitos engenheiros podem ficar perdidos quanto ao correto preenchimento dos campos, o que é essencial que seja feito de forma apropriada, pois erros no preenchimento também podem deixar você exposto a multas e outras sanções.

Como emitir nota fiscal eletrônica

Primeiramente, você precisa entender que, como a atividade desenvolvida pelo seu negócio é de prestação de serviços, a liberação deverá ser feita pela prefeitura municipal.

Eengenharia - Prone ContabilidadePowered by Rock Convert

Dessa forma, é fundamental que solicite, junto à prefeitura municipal, a liberação ao uso do programa emissor, geralmente existe um portal específico disponibilizado pela prefeitura.

Muitas das prefeituras permitem que tudo possa ser feito online.

Por exemplo, em relação à prefeitura de São Paulo, após ter acesso liberado ao sistema, para emitir o documento em questão basta entrar no portal de emissão de documentos fiscais, que pode ser acessado clicando aqui

Posteriormente, é necessário informar o seu CPF, CNPJ ou senha de acesso, buscar no portal a opção “emissão de NFS-e”.

Então, informe os dados do tomador de serviço, descrição de atividade realizada, valor relativo ao serviço, dentre outros, para que o documento possa ser emitido.

Lembre-se de ter muito cuidado ao fornecer esses registros, já que, em caso de erros, existem situações que impedem a correção.

Nesses casos, será necessário cancelar o documento fiscal (que também tem prazo para ser feito) e emitir um novo documento.

Contar com o apoio de uma assessoria fiscal facilita o seu dia a dia e permite emitir seu documento fiscal da maneira adequada.

Precisa de suporte para emitir nota fiscal eletrônica? Nós, da Prone Assessoria Empresarial, podemos te ajudar!

Somos uma empresa especializada em empresas do ramo de engenharia e podemos te auxiliar a emitir nota fiscal eletrônica da maneira correta, evitando problemas futuros com o fisco e desconforto com seus clientes.

Com nosso auxílio, além de suporte quanto ao registro correto junto à prefeitura da atividade desenvolvida, também podemos contribuir para que você faça escolhas sensatas quanto ao regime tributário ideal para o seu negócio.

Auxílio ao emitir nota fiscal eletrônica da forma apropriada é apenas algumas das vantagens que você terá ao nos ter como aliada.

Entre agora mesmo em contato com a gente e tenha mais detalhes sobre isso!

QUERO OBTER SUCESSO EM MEUS NEGÓCIOS DE ENGENHARIA!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Prone Contabilidade?

Somos uma Contabilidade Vila Bertioga -SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @proneassessoria

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Compartilhe nas redes!

Summary
Emitir nota fiscal eletrônica de engenharia: saiba como fazer
Article Name
Emitir nota fiscal eletrônica de engenharia: saiba como fazer
Description
Tudo o que você precisa saber sobre como emitir nota fiscal eletrônica de engenharia Tem dúvidas sobre como emitir nota fiscal eletrônica de engenharia? Então leia agora o nosso artigo!
Author
Publisher Name
prone
Publisher Logo
Nenhum Comentário

Postar um comentário

Recomendado só para você!
Admissão: Checklist para contratar um novo funcionário na sua empresa…