Diga adeus aos textos complexos e descubra o significado e como fazer o cálculo RPA para seu escritório de advocacia sem chances de errar!
Seu escritório de advocacia merece melhorias – e merece agora!
Não há tempo a perder quando o que está em jogo é a sua profissão e o seu empreendimento, sendo assim, as suas atitudes devem contemplar o crescimento!
Sim. O seu, o de seus negócios, de suas finanças e até o de sua carreira!
Portanto, é preciso investir em melhorias e, por essa razão, nem tudo ficará em suas mãos…
Afinal, exercer sua profissão, ser empreendedor e ainda instalar melhorias para o seu progresso não é um trabalho para uma pessoa só!
Pensando nisso e em como encontrar ajuda de maneira legal e conforme as normas da Receita Federal, vamos falar sobre o que é e como realizar corretamente o cálculo RPA para os profissionais que vão te ajudar a construir o seu futuro!
E então, vamos lá? Boa leitura!
O que é o RPA?
Antes de saber como realizar corretamente o cálculo RPA, vamos esclarecer o que esse documento é de fato!
Visto isso, o RPA, sigla para Recibo de Pagamento Autônomo, é um documento de natureza comprobatória que elucida a realização de um serviço por uma pessoa física, e é de obrigação da fonte pagadora emitir esse comprovante.
Portanto, quando um profissional desprovido de proteção por parte da CLT e de CNPJ realizar uma prestação de serviço para o seu escritório de advocacia, você precisa emitir essa documentação.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Prone pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Como fazer o cálculo RPA corretamente para os profissionais autônomos do meu escritório de advocacia?
Então, para que o seu escritório de advocacia esteja em conformidade com a Receita Federal e seu impostos, é preciso saber como fazer o cálculo RPA, considerando as tributações necessárias.
Por essa razão, lembre-se de incluir os tributos:
- ISS: ou ISSQN, Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, a alíquota deve ser consultada de acordo com a prefeitura do local de atuação de seu empreendimento, mas não ultrapassa 5%;
- INSS: a alíquota do Instituto Nacional do Seguro Social deve levar em consideração a quantia monetária acordada entre você e o profissional, observando uma variação de 8% a 11%;
- IRPF: o Imposto de Renda Retido na Fonte leva em consideração os rendimentos do profissional, incidindo alíquotas que podem ser nulas (0%) ou até mesmo chegar em 27,5%.
Não deixe que o cálculo RPA atrapalhe suas atividades!
Bom, como pudemos ver, realizar corretamente o cálculo de RPA é muito importante para garantir que o seu escritório de advocacia esteja de acordo com a lei, garantindo a correta arrecadação dos tributos referentes ao serviço realizado.
Contudo, não é tão simples assim realizar os cálculos corretos, sem contar que eles levam mais tempo do que a sua agenda viabiliza…
Portanto, é necessário encontrar um meio mais simples de ter mais tempo para suas atividades, sem negligenciar a emissão de um documento comprobatório importante – não apenas para o contratado, mas também para sua própria administração financeira.
Sendo assim, confie em uma contabilidade capaz de disponibilizar seu tempo para suas tarefas profissionais, enquanto cuida para que as suas finanças sempre estejam em dia com as obrigações!
E nós, da Prone, somos especializados em fornecer esse tipo de resposta para você, advogado, que escolheu ser protagonista de sua própria vida e liderar o seu próprio empreendimento!
Entre em contato com a gente e descomplique a sua contabilidade!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Prone Assessoria Empresarial.
Atuamos diretamente com clientes de diversos portes e segmentos, prezando sempre pela qualidade nos serviços e, consequentemente, pela satisfação de seus clientes.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.