Conheça os trâmites necessários para abrir o seu escritório de advocacia individual com total êxito
Entenda o passo a passo para abrir o seu escritório de advocacia individual
A trajetória para quem decide atuar como advogado não é fácil e são muitos os desafios que precisam ser encarados para que, enfim, você consiga obter a tão sonhada carteira da OAB.
Após isso, há um leque de possibilidades, como atuar em escritório de terceiros, estudar para concurso público ou buscar o caminho do empreendedorismo, abrindo o seu próprio escritório.
No ramo empresarial, você tem a opção de montar o seu escritório com sócios ou caminhar sozinho e isso depende muito dos seus objetivos profissionais, que apenas você é capaz de entender com total clareza.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Prone pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Pois bem, quando o assunto é abrir escritório de advocacia individual, muitos advogados esbarram em questionamentos sobre o que é necessário para iniciar do jeito certo, de modo a ter assertividade nas decisões e evitar eventuais problemas nos trâmites necessários.
A boa notícia é que este artigo vem, justamente, para te ajudar na sua empreitada, com o intuito de proporcionar um direcionamento efetivo nos trâmites iniciais do seu escritório de advocacia.
Portanto, sem mais delongas, vamos ao que interessa!
Entenda todo o contexto da modalidade individual de advocacia
Bom, obviamente, se estamos tratando de meios para abrir escritório de advocacia individual, logo você pode entender que a ideia é de direcionar este conteúdo para você, que não tem interesse de buscar sócios para o seu negócio.
O que talvez você não saiba é que até 2016 esta modalidade específica ainda não tinha previsão na legislação brasileira e passou a existir através da Lei 13.247, sancionada pela então Presidente Dilma Rousseff, em 13 de janeiro de 2016.
Com isso, os advogados passaram a ter benefícios, como:
- Lei específica para a categoria;
- Carga tributária mais atrativa;
- Menor burocracia;
- Cobertura previdenciária (mesmo que mínima);
- Emissão de nota fiscal.
Como abrir escritório de advocacia individual
Pois bem, mas como abrir escritório de advocacia individual?
O passo a passo é bem simples, então confira:
- Inscrição da OAB;
- Junte os documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência);
- Realize o registro do contrato social na entidade;
- Faça o registro do CNPJ na Receita Federal.
Entendemos que mesmo com uma menor burocracia, você amplia ao máximo a sua assertividade em todas as decisões, quando tem o suporte de um contador, que é o profissional mais preparado para resolver todos esses trâmites para você de forma rápida e efetiva.
Então, o ideal é que você não negligencie a importância do profissional contábil, para garantir uma maior agilidade nos processos de abertura do seu escritório.
Conte com a Prone!
Nós, da Prone, somos uma contabilidade especializada em abertura de escritórios de advocacia individual e estamos preparados para cuidar de toda burocracia para garantir que o seu negócio esteja impecável e pronto para que você possa iniciar o quanto antes os seus trabalhos.
E enquanto a gente cuida de toda a papelada, você foca na montagem do seu escritório, zelando por todos os detalhes.
Então, para conhecer de forma mais ampla o nosso mix de serviços especializados, basta nos contatar agora mesmo, clicando no ícone do WhatsApp que está logo abaixo.
Teremos a maior satisfação em atender você.
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Prone Assessoria Empresarial.
Atuamos diretamente com clientes de diversos portes e segmentos, prezando sempre pela qualidade nos serviços e, consequentemente, pela satisfação de seus clientes.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.