CONTROLE FINANCEIRO PARA ADVOGADOS — Aprenda a dever menos e lucrar mais Doutor!

Controle Financeiro para Advogados - Prone

25 set CONTROLE FINANCEIRO PARA ADVOGADOS — Aprenda a dever menos e lucrar mais Doutor!

“Um bom Controle Financeiro para Advogados é essencial para o crescimento de um escritório de advocacia!”

 

O controle financeiro para advogados é algo que deve ser praticado continuamente. Mesmo não sendo uma tarefa simples, é essencial para que o advogado possa lucrar mais, pagar seus compromissos e aprender a dever o mínimo possível.

Podemos entender perfeitamente que a formação acadêmica de um profissional de Direito não envolve conhecimentos administrativos, financeiros e contábeis de um modo específico. Sua formação é quase que totalmente voltada às leis e questões jurídicas, além de atividades voltadas para fóruns e tribunais. Assim, cuidar de assuntos de finanças pode ser algo complicado e, dessa forma, é importante saber cuidar dos valores monetários e garantir que o escritório possa dar continuidade às suas atividades.

Quando não há uma bom controle financeiro para advogados, o escritório pode ser seriamente prejudicado e, para evitar que isso ocorra, é essencial dedicar tempo e atenção para manter um sistema de gestão eficiente, utilizando as ferramentas de controle e podendo ganhar dinheiro de modo a conseguir honrar seus compromissos financeiros com prestadores de serviços ou de fornecedores.

 

Controle Financeiro para Advogados: o profissional e sua responsabilidade

 

Para garantir um maior controle financeiro para advogados, o profissional de Direito tem a responsabilidade de implantar um sistema eficiente no seu escritório, sabendo exatamente quantos são os custos de manutenção e as despesas de cada dia.

Para ganhar mais e dever menos, é fundamental saber todos os valores que entram e saem do caixa, organizando-se para ter em mãos, no final de cada mês, os resultados apresentados pelo escritório, sabendo se está ou não tendo a lucratividade necessária. Para que isso ocorra de modo efetivo, a parceria com um contador especializado é fundamental.

Conhecendo todos os custos e todas as receitas do escritório, o advogado poderá fazer corte em gastos supérfluos e saber quais são as áreas que demandam novos investimentos, além de oferecer uma previsão da possibilidade ou não desses investimentos.

Ao mesmo tempo, com o controle financeiro para advogados em dia é possível saber a necessidade ou não de captação de novos clientes, estabelecendo um planejamento estratégico mais eficiente.

Da mesma forma, o profissional de Direito deve entender que precisa manter um fundo de reserva de capital de giro, podendo trabalhar com situações imprevistas ou emergenciais que exigem recursos financeiros.

O fundo de reserva, no entanto, não é um valor determinado, que precisa ser mantido no caixa o escritório. Trata-se de um valor que pode ser aplicado em investimentos seguros e rentáveis, que ofereçam liquidez, possibilitando que possam ser resgatados em emergências, mas que estejam, ao mesmo tempo, rendendo algum lucro para o escritório.

O capital de giro deve ser feito através de um percentual mensal, mantendo uma rotina mensal para sua aplicação e trazendo maior tranquilidade com relação às finanças.

 

Planejamento: a palavra-chave do Controle Financeiro para Advogados eficiente!

 

O planejamento é a palavra-chave no controle financeiro para advogados, devendo ser elaborado de acordo com a situação atual do escritório. Assim, por exemplo, cada escritório deve saber o valor que deve ser mantido como reserva, ter em mãos datas e valores de pagamento de fornecedores e prestadores de serviços e ter um limite de custos variáveis.

Um dos pontos mais exigentes para manter o controle financeiro para advogados em situação favorável é a distribuição de lucros. Os valores distribuídos aos sócios do escritório ou mesmo utilizados por um advogado titular não são aqueles que sobram no final do mês, mas sim o resultado de um cálculo preciso, sabendo exatamente quanto será necessário para a manutenção do estabelecimento no próximo mês.

Mantendo esse controle, é possível também controlar todos os custos e despesas exigidos para a manutenção do escritório, garantindo que o advogado tenha condições de conseguir maior lucratividade com sua atividade profissional, ao mesmo tempo, em que possa honrar com seus compromissos financeiros.

 

Conclusão

 

Quando você decidiu abrir um escritório de advocacia, você queria autonomia e mais tempo. Sua intenção sempre foi investir seu tempo em coisas com as quais realmente se importa, que é servir bem seus clientes. Isso é um fato!

Então, quando você olha para analisar a estrutura financeira do escritório, a pergunta não deve ser: “Quanto devo ganhar de dinheiro suficiente para cobrir minhas necessidades financeiras por um ano?”

Mas, a pergunta deve ser: “Que tipo de sistema de controle financeiro para advogados me ajudará a entender como dirigir meu escritório em direção à lucratividade, para que eu possa investir apenas em atividades significativas e ter total controle sobre o meu tempo?”

Ter um sistema de controle financeiro para advogados, não significa que você precisa ser um especialista em contabilidade. Saiba que os donos de escritórios de advocacia mais experientes, mesmo os que atuam no mercado financeiro e que fazem muito sucesso no ramo do direito, contam com o apoio indispensável de contadores especializados em contabilidade para advogados, de modo a preencher as lacunas de conhecimento e se manterem sempre em dia com o Fisco.

Por isso, para que você tenha um controle financeiro para advogados realmente eficiente, você precisa manter um relacionamento contínuo com alguém que possa ajudá-lo a entender o que está havendo e o que você está vendo sobre o seu negócio. Resumindo: O parceiro mais indicado para essa função é o CONTADOR!

Um bom controle financeiro para advogados fará você enxergar:

  • Quais estratégias de marketing jurídico estão funcionando e quais não estão para seu escritório?
  • Você pode contratar alguém, mesmo um estagiário?
  • Você pode se dar ao luxo de tirar 4 semanas de férias, mesmo que seja em época de recesso dos tribunais?

Quando você tem um sistema saudável — e voltado para o futuro — de controle financeiro para advogados, pode tomar as melhores decisões tranquilamente. O melhor de tudo é que você pode ser proativo — decidir o que deseja e depois, com o apoio de seu contador, analisar seus números para decidir como chegar lá.

Entendeu a importância de manter o controle financeiro para advogados em seu escritório sempre em dia Doutor?

Somos uma empresa de Contabilidade na Zona Leste de São Paulo — SP. Nossos especialistas em Contabilidade para Escritórios de Advocacia estão prontos para recebê-lo para analisar suas finanças e contabilidade, e então decidir, junto com você, qual o melhor caminho a ser percorrido para que o seu escritório seja altamente rentável e lucrativo.

Vamos marcar uma consulta? Lembre-se DOUTOR, para ter sucesso financeiro nos negócios e na vida, CONSULTE SEMPRE UM CONTADOR!

Um forte abraço e até breve…

#contabilidadeparaescritoriosdeadvocacia #contabilidadeparaadvogados #contabilidadenazonalestedesp #estrategiasdemarketingjuridico #controlefinanceiroparaadvogados

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Prone Contabilidade?

Somos uma Contabilidade Vila Bertioga -SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @proneassessoria

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Nenhum Comentário

Postar um comentário