Quando o assunto é saúde não importa se ela é financeira, dos seus pacientes ou do meio ambiente, você, como gestor hospitalar, precisa garanti-la, e para isso trouxemos 3 dicas de sustentabilidade em hospitais!
Muito se tem discutido sobre a gestão de recursos nocivos ao meio ambiente nas empresas dos mais variados setores do mercado, no entanto, quando falamos da sustentabilidade em hospitais é necessário dar uma atenção a mais para essa questão!
Sendo assim, hoje, nós, da Prone Assessoria Empresarial, preparamos 3 dicas para que você garanta o máximo de eficiência no gerenciamento dos recursos naturais em seu estabelecimento de saúde, sem agredir o meio ambiente, e com uma redução significativa do seu orçamento. Confira!
Dica #1 – Tenha total controle do descarte de resíduos e garanta a sustentabilidade em hospitais
Além de ser uma determinação legal, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA), todo o estabelecimento de saúde que gere resíduos nocivos à saúde e/ou que causem impacto ambiental negativo devem gerenciar o recolhimento desses materiais, garantindo a segurança dos seus pacientes e da sociedade como um todo.
O descarte em aterro sanitário pode vir a ocasionar sérios riscos à saúde de coletores.
Portanto, é preciso estar muito bem atento a maneira como é tratado o seu lixo!
Dica #2 – Reduza ao máximo a utilização de papel em suas rotinas de trabalho
O papel vem se tornando cada vez mais obsoleto com o advento da tecnologia. Hoje é possível, em questão de poucos cliques, ter o controle de inúmeros relatórios e prontuários na palma da mão com os tablets, smartphones e notebooks.
O que permite uma diminuição significativa do seu orçamento com materiais de escritório e maior agilidade na gestão dos seus dados, evitando a descentralização de informações, que é um risco fatal para os estabelecimentos de saúde.
É claro que nem todos os papéis serão extintos do seu dia a dia, existem documentos de crucial importância para o seu estabelecimento que devem ser arquivados fisicamente, no entanto, o espaço físico para o manuseio de todos os documentos pode ser melhor aproveitado com uma reavaliação da utilização do papel em sua rotina de trabalho.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Prone pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Dica #3 – Invista em tecnologia, o setor da saúde precisa evoluir e a tecnologia é o caminho certo para essa evolução sustentável!
E já que falamos da tecnologia para redução da utilização de papel em seu dia dia, por que não utiliza-lá para a otimização da eficiência de todos os setores do seu hospital?
Quando falamos em sustentabilidade em hospitais, ter a ciência do nível de consumo de energia elétrica, do ar condicionado, da água potável, dos aparelhos utilizados, entre outros fatores, é crucial para a avaliação de ações que possam ser tomadas, visando a eficiência energética e natural do seu estabelecimento.
Para isso, contar com um sistema de gestão, assim como profissionais especializados em eficiência energética, pode te auxiliar!
Contudo, para que você tenha um bom controle orçamentário para garantir todas essas ações, conte com o escritório de contabilidade para área da saúde da Prone Contabilidade!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Prone Assessoria Empresarial.
Atuamos diretamente com clientes de diversos portes e segmentos, prezando sempre pela qualidade nos serviços e, consequentemente, pela satisfação de seus clientes.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.