Marketing jurídico – Como divulgar seu escritório sem infringir a OAB?

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02 out Marketing jurídico – Como divulgar seu escritório sem infringir a OAB?

O Marketing Jurídico é uma ferramenta poderosa para os advogados que querem divulgar seus escritórios! Mas, como utilizá-lo sem quebrar as regras da Ordem dos Advogados do Brasil?

O Estatuto da OAB determina as formas como os advogados devem atuar em sua atividade, inclusive com relação ao que é ou não permitido para que o profissional de Direito possa divulgar seu escritório, fazendo o seu marketing jurídico.

Na verdade, não são determinações, mas, sim ponderações, inseridas de maneira informativa no Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), presentes no provimento 94/2000, discorrendo sobre o Código de Ética e Disciplina que deve pautar as atitudes dos advogados.

Assim, para estabelecer as estratégias do marketing jurídico, o advogado deve ter como princípio atender as regras tanto do Código de Ética quanto do Estatuto da OAB.

Mesmo havendo algumas restrições para a divulgação de um escritório de advocacia, existem formas de tornar o estabelecimento mais conhecido, ajudando o profissional de Direito a aumentar a sua credibilidade perante seus potenciais clientes e, consequentemente, expandir seu alcance e sua cartela de consumidores.

Uma dessas formas de fazer o marketing jurídico para escritórios de advocacia com efetividade se torna possível através da aplicação de estratégias de inbound marketing.

O inbound marketing para advogados é um conjunto de estratégias que têm como objetivo levar potenciais clientes a terem uma referência quando precisam de serviços profissionais referentes à área do direito, utilizando como meio principal a produção de conteúdo relevante, publicado em um blog ou site especialmente criado para o escritório.

Além disso, o Inbound marketing é uma estratégia que procura atrair pessoas para o blog ou site, estabelecendo uma rede de contatos sem infringir as regras da OAB, podendo ser usado como meio de estreitar as relações com os leitores e usuários de internet interessados, ajudando esse público a esclarecer dúvidas e conceitos, respondendo perguntas e fazendo comentários sobre postagens.

Utilizando essa fórmula, o advogado terá meios de fazer o seu marketing jurídico e atrair visitantes que, no futuro, poderão se transformar em clientes.

O que é ou não permitido no marketing jurídico?

O marketing jurídico pode ser feito pelos advogados, desde que atendam as normas estabelecidas pelo Código de Ética e pelo Estatuto da OAB, atendendo os seguintes quesitos:

  • O advogado pode fazer anúncios do seu escritório em jornais e revistas da área, sendo obrigatório constar o nome do profissional e o seu número de registro na OAB;
  • O advogado pode criar um site ou um blog para postar informações na internet, desde que essas informações tenham cunho educativo, orientando de uma forma geral os leitores, porém, sem prestar nenhum tipo de consultoria gratuita;
  • O escritório pode ter um logotipo, desde que o mesmo respeite a sobriedade da área jurídica, de acordo com as regras do Código de Ética e Disciplina da OAB;
  • Nos anúncios ou publicações, o advogado tem o direito de colocar a especialidade com que seu escritório trabalha, ou seja, a área de atuação jurídica em que se especializou, contudo, não é permitido o uso de linguagem comercial.

Alguns pontos, no entanto, não são permitidos no marketing jurídico do advogado:

  • Profissionais de Direito e escritórios de advocacia não podem fazer propagandas em rádio ou emissoras de TV;
  • Da mesma forma, o profissional ou o escritório são restritos de ofertar serviços para causas específicas e não podem fazer propagandas sobre seu trabalho em locais públicos;
  • Ao advogado não é permitido ofertar serviços com divulgação de preços ou mesmo oferecer serviços gratuitos pela internet.

Para fazer o marketing jurídico sem infringir as normas da OAB, portanto, o profissional de Direito pode criar um site ou blog e, para que esses veículos estejam dentro das regras, basta apenas tomar cuidado com o que é permitido ou não para ser publicado.

Ao mesmo tempo, o advogado também pode personalizar suas campanhas de marketing digital, podendo, com isso, atingir mais buscas online por serviços jurídicos, além de, com a postagem de conteúdo relevante, despertar a melhor impressão nos usuários.

Utilizando essas regras, o marketing jurídico poderá trazer novos clientes e garantir ao advogado novos serviços e potencial de crescimento.

No entanto, para conseguir tempo e dinheiro suficiente para investir em marketing jurídico é de extrema necessidade contar com uma excelente gestão financeira!

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