Coworking para médicos: a comodidade do atendimento com baixos custos!

Coworking Para Médicos A Comididade Do Atendimento Cmo Baixos Custos Post - Prone Contabilidade

29 mar Coworking para médicos: a comodidade do atendimento com baixos custos!

Coworking para médicos? Conheça essa conceito e como aplicá-lo a sua rotina de trabalho!

Lemos muitos artigos sobre espaços de coworking segmentados que criam ambientes de trabalho especializados para seus membros, abrangendo todos os tipos de segmentos corporativos, desde engenharia e construção, até saúde e bem-estar , música , alimentação e muito mais.

E parece que a tendência continua crescendo e se expandindo para outras áreas.

Desse modo, na postagem de hoje, iremos focar nessa nova onda de espaço de trabalho compartilhado que atende às necessidades dos médicos e de seus pacientes.

Estamos falando do coworking para médicos e profissionais da saúde, que parecem estar bastante intrigados com este novo conceito.

Mas o que os médicos pensam sobre este “modelo de negócio” compartilhado?

Tradicionalmente, médicos alugam pequenos espaços para seus consultórios com o objetivo de atender às necessidades de suas clinicas particulares.

Coworking para médicos - Prone

Coworking – Imagem do Site Dribble

No entanto, ao longo dos últimos anos, a área médica tem visto uma enorme consolidação de clinicas privadas, com pequenos espaços, sendo integrados a provedores de saúde maiores.

A razão por trás dessa consolidação é muito parecida com a indústria de coworking em rápida expansão.

Médicos que administram seus próprios consultórios estão vendendo suas clínicas para os provedores maiores, a fim de colher os benefícios que resultam da eficiência geral de mais médicos compartilhando o mesmo espaço de saúde.

Isso gera uma grande quantidade de economia, porque o espaço compartilhado também traz consigo recursos compartilhados – o que significa maior acesso a recursos e um custo menor fornecido por provedores de serviços de saúde com uma melhor participação de mercado.

Alguns especialistas dizem que:

“Os médicos que optarem por não compartilhar espaços em coworkings acabarão tendo dificuldades para competir com os grandes provedores”.

Se o público em geral se sente à vontade compartilhando caronas, escritórios e apartamentos, os médicos podem se sentir confortáveis ​​compartilhando sua clínica com alguns de seus contemporâneos.

Porém, se pensar sobre isso os deixar doentes, pelo menos todos conhecem um “bom médico” para se tratar , não é mesmo! (risos)

Tudo se resume a como o espaço, os serviços e os preços são projetados e quais as demais alternativas, explicam os grandes provedores de coworking médico espalhados pelo mundo.

Uma mudança de mentalidade pode ser o passo definitivo para o sucesso!

[Os médicos] definitivamente precisam pensar um pouco diferente sobre como eles atuam como gestores, mas podem economizar muito dinheiro em despesas iniciais de capital e gastos mensais contínuos se estiverem dispostos a fazer alguns ajustes em sua mentalidade.

Consistentes,  com muita flexibilidade e conveniência, os espaços gerais de coworking médicos oferecem – aos “inquilinos” – a capacidade de reservar e acessar o espaço médico de que precisam por curtos períodos de tempo. Os “co-locatários” podem reservar o espaço para o dia ou até a metade do dia sem ter que pagar aluguel mensal quando o espaço estiver sendo ocupado apenas alguns dias por semana.

Mesmo assim, um ambiente de trabalho colaborativo não é para todos. Antes de decidir dar o salto para o trabalho colaborativo, é preciso levar em consideração prós e contras doutor. Vamos a eles?

Prós de um ambiente de coworking para médicos

Networking

Você dificilmente consegue fazer muitas conexões quando empreende com sua clínica própria. Que lugar melhor para construir uma rede sólida, do que um ambiente de trabalho comunitário? 

Além de estar perto de outros profissionais e empresas que estão começando a operar sozinhas, muitos espaços de trabalho cooperativo fornecem acesso a capitalistas de risco, investidores anjos e profissionais, como advogados. 

Quem sabe? Talvez você descubra seu próximo “sócio” enquanto toma um café na sala de descanso ou faça seu primeiro atendimento clínico.

Economia e redução de custos

Se você gosta da conveniência que os consultórios de última geração oferecem, mas não tem dinheiro para investir, um espaço de coworking para médicos pode ser a solução. 

Você terá acesso a:

  • impressoras,
  • internet,
  • laptops,
  • telefones e, possivelmente,
  • funcionários do espaço para realizar tarefas úteis, como limpeza, copa, etc. 

Por ser um ambiente compartilhado, os custos serão bem menores do que em uma clínica particular. Você também não será forçado a assinar contratos longos e manterá sua liberdade e flexibilidade.

Criatividade

Às vezes, pode levar uma quantidade enorme de tempo e energia para descobrirmos soluções para nossos problemas. Por estar em um ambiente de trabalho colaborativo, você pode chegar em outros médicos e pedir conselhos. 

Provavelmente, eles podem ter experimentado um problema semelhante ao seu e podem oferecer uma solução criativa ou sugestões práticas.

Prestação de contas

Como você realmente não terá ninguém a quem prestar contas, mas apenas a si mesmo, uma das partes mais difíceis de ser sozinho é encontrar a motivação para começar o seu dia. 

Às vezes, ter outras pessoas por perto ajuda a manter sua inspiração e entusiasmo elevados. Ao compartilhar seus planos e metas com outras pessoas, você será responsabilizado pelo progresso do seu consultório médico.

Espírito de comunidade

Trabalhar sozinho, muitas vezes é cansativo e, eventualmente, você pode ser atingido com uma solidão muito grande. 

Mesmo que você seja um pouco introvertido Doutor, todos nós somos criaturas sociais no coração e desfrutamos de alguma camaradagem. 

Nós nos relacionamos com os outros para compartilhar nossas vitórias, discutir nossas derrotas e receber conselhos. Que lugar melhor para cultivar o espírito empreendedor do que com outras pessoas e afins?

Contras de um Coworking para Médicos

Conflitos

É natural que desavenças  surjam – ocasionalmente – quando se compartilha espaço com outras pessoas. 

Esperamos que você se estabeleça com um grupo de médicos muito profissionais, que gere energia positiva. E, quando os conflitos aparecerem, resolva a questão de maneira educada e madura.

Distrações

Um espaço de trabalho colaborativo supostamente aumenta a produtividade – não é uma desculpa para assistir a clipes hilários on-line ou ter conversas sobre o jogo de futebol da noite anterior. 

Lembre-se: você está lá para trabalhar. 

Mantenha a socialização para os intervalos programados. Se você começar a se distrair facilmente, então pode ser hora de voltar a empreender num espaço privado.

Concorrência

É possível que você se encontre em concorrência direta com alguém que esteja compartilhando seu espaço de trabalho colaborativo, e isso pode ser um pouco desconfortável. 

Mantenha o foco no que você deseja alcançar e esteja preparado com as suas cartas sempre “na manga”. 

E, se puder, tente transformar um potencial concorrente em seu aliado. Se ambos forem médicos talentosos e têm objetivos semelhantes, talvez o melhor caminho seja unir competências.

Conclusão

Trabalhar em um coworking para médicos pode trazer inúmeros benefícios, mas lembre-se de considerar cuidadosamente os inconvenientes antes de embarcar neste modelo de jornada empreendedora

Quais outros prós e contras você encontrou ao participar de um espaço de trabalho colaborativo para médicos doutor? 

Compartilhe sua experiência na seção de comentários, logo abaixo.

Até a próxima…

Referência: Vinicius Szteroidok

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Prone Contabilidade?

Somos uma Contabilidade Vila Bertioga -SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @proneassessoria

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Nenhum Comentário

Postar um comentário