Como funciona o imposto sobre corretagem de imóveis?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:

Comprar, vender ou alugar uma casa é algo que gera uma certa burocracia. As pessoas tanto sabem isso que, com o intuito de evitar o trabalho, acabam por terceirizar o serviço procurando um corretor de imóveis. Além de estar exposto a esse tipo de burocracia, esse tipo de funcionário precisa se atentar para como funciona o imposto sobre corretagem de imóveis. 
Apresentar as opções disponíveis para os interessados, cuidar da documentação, ajudar na transição bancária, são algumas das funções do corretor de imóveis. Mas esse corretor também tem de se atentar para as suas obrigações burocráticas (que não envolvem diretamente seu trabalho). O imposto sobre corretagem de imóveis não pode ser confundido com os processos administrativos que envolvem a transação imobiliária.
O imposto sobre a corretagem de imóveis é o que atua sobre a renda do corretor. Esse trabalhador, assim como todos os outros, também deve prestar contas ao fisco. E, esse serviço, possui alguma diferença dos demais.
Confira Nossas Especialidades Gif - Prone Contabilidade

As particularidades do imposto sobre corretagem de imóveis

Em 2008, o Governo Federal lançou o MEI, que procura ajudar pessoas que trabalham de forma autônoma a se regularizarem. O Simples Nacional é um pouco mais velho, de 1996, e também possui uma finalidade parecida. Enfim, a questão é que muitas pessoas que trabalham de forma autônoma e pequenos empresários buscam esses sistemas.
Um corretor ainda tem que lidar com o CRECI, o Conselho Regional de Fiscalização do Profissional Corretor de Imóveis. Este órgão, inclusive, é responsável pelo impedimento deste tipo de funcionário ao acesso ao MEI. O pagamento do imposto sobre corretagem de imóveis não pode ser feito com base na lei do microempreendedor individual. 
Isso se dá porque o CRECI é um órgão que impõe certos códigos aos seus filiados e são, inclusive, regidos em parte pela constituição. Todo corretor de imóveis tem de ser associado ao CRECI para atuar legalmente. 
Mas o CRECI não impede que o corretor utilize o Simples Nacional. Essa é uma opção válida para quem precisa pagar imposto sobre corretagem de imóveis. E essa opção para ser muito viável, já que diminui o imposto sobre corretagem de imóveis de maneira considerável.

Como declarar imposto sobre corretagem de imóveis

Apesar das particularidades, o corretor de imóveis, nessa hora, terá que tomar algumas atitudes padrões para se “apresentar ao leão”. São exemplos dessas atitudes:

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Prone pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

  • Manter a contabilidade em dia (lucros e gastos);
  • Informar CPF dos clientes;
  • Definir o sistema que utilizará (Simples, CRECI, o que for);
  • Saber as alíquotas as quais será submetido.

Muitas vezes são os próprios corretores que fazem o serviço de declaração do imposto sobre corretagem de imóveis. Isso porque boa parte desses trabalhadores já possuem alguma noção de como lidar com a burocracia do governo.
Mas essa tarefa é algo que consome tempo. E que tem ser bem feita, para não se ter problemas com a receita. Além do que, muitas vezes, o trabalhador não sabe se enquadra-se ou não em um sistema. Nosso escritório pode ajudar você a achar a melhor forma para realizar o pagamento de impostos e ainda aliviamos a quantidade de trabalho sobre as suas costas. 
Venha conversar conosco! 
Vai ser um grande prazer poder auxiliar você!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Prone Assessoria Empresarial.

Atuamos diretamente com clientes de diversos portes e segmentos, prezando sempre pela qualidade nos serviços e, consequentemente, pela satisfação de seus clientes. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Summary
Como funciona o imposto sobre corretagem de imóveis?
Article Name
Como funciona o imposto sobre corretagem de imóveis?
Description
Comprar, vender ou alugar uma casa é algo que gera uma certa burocracia. As pessoas tanto sabem isso que, com o intuito de evitar o trabalho, acabam por terceirizar o serviço procurando um corretor de imóveis. Além de estar exposto a esse tipo de burocracia, esse tipo de funcionário precisa se atentar para como funciona o imposto sobre corretagem de imóveis. 
Author
Publisher Name
Prone
Publisher Logo

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Prone Contabilidade

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Sua empresa de prestação de serviços, precisa estar sempre bem…
Cresta Posts Box by CP