Existem muitos passos de como abrir uma franquia de ótica, ou de qualquer outra natureza comercial, embora, nós priorizaremos apenas alguns pontos essenciais, antes mesmo de você decidir atuar com o negócio ou mercado de ótica.
Isso, porque, na verdade, o processo de abertura, vai desde o planejamento até a execução do empreendimento.
Então, leia esse artigo e entenda melhor! Combinado?
Leia todo o contrato da franquia
Cada contrato possui diferenciais, a franquia “x” nunca será igual a franquia “y”, e por este motivo é que se torna importante você ler todo o contrato, entendendo cada cláusula como ela é descrita.
Se existir brechas ou dúvidas, nada melhor do que consultar um contador especializado em franquias ou um advogado, ambos te auxiliarão bem nesse sentido.
Mapeie os locais disponíveis para o estabelecimento da sua ótica
Para se abrir uma franquia de ótica, é preciso fazer muitas análises… Algumas pessoas até costumam dizer assim:
“É gastar muita soleira de sapato!”
Ou pelo menos um pouco de combustível e energia física, já que você, antes de abrir uma franquia ótica, terá de mapear bem a região que instalará sua franquia, considerando os seguintes aspectos:
- A via onde a franquia ficará, é segura? Bem movimentada?
- Possui estacionamento?
- Tem alguma rede de segurança?
- É fácil de localização?
- É de fácil acessibilidade?
Pense em todas essas coisas antes de empreender localmente, já que todos esses fatores contam demais para definir se o cliente fica ou vai embora, sem nem antes entrar na sua ótica.
Pesquise a marca da franquia e sobre o grupo
Toda franquia possui uma marca, e dentro desse sistema, outros diversos elementos estão associados como: taxas, royaltys, tempo de retorno sobre investimentos, entres outros.
Por isso, esteja atento a tudo, pesquise e vá visitar pontos de franqueados. É sempre bom ter uma outra opinião, lembrando de filtrar tudo o que é dito!
Por que dizemos isso?
Porque, às vezes, por medo da concorrência, o franqueado pode dizer que está insatisfeito… No caso de dúvidas, tire um tempo perto de um cafezinho, talvez comendo um pãozinho, e observando a movimentação da ótica.
Tenha um contador especializado no modelo de franquias
O modelo de franquias é especial por muitos motivos, e por existirem regras fixas, é importante poder contar com um contador com experiência nesse mercado, que pode sofrer alterações contratuais e anuais.
Um contador que tem expertise no ramo de franquias, poderá ser de bom auxílio em muitos sentidos, desde a contratação de colaboradores até em questão de poder pagar menos impostos, menos imposto de renda, tendo mais economia e lucratividade em diversos sentidos.
Portanto, não demore, pois enquanto você pensa, outros empreendedores já tomaram a decisão de empreender no ramo de ótica – que é um dos mais bem-concorridos e selecionados – visto a necessidade e demanda populacional no setor!
Que tal? Depois dessas orientações, agora é só começarmos a estabelecer o plano de ação e colocar em prática todo o potencial que existe dentro de você: EMPREENDEDOR!