O mapeamento de processos hospitalares é fundamental para garantir o sucesso da sua gestão e o máximo de eficiência no dia a dia do seu trabalho!
Bom, se você está aqui, é porque entende que o seu hospital precisa do mapeamento de processos hospitalares, certo?
É normal que você não compreenda exatamente como funciona a estrutura de processos de um hospital, mesmo que já tenha o seu há anos, e se for iniciante, é mais compreensível ainda!
Vamos começar?
Hospitais funcionam como sistemas, onde cada ação afeta a seguinte, que afeta a próxima, e assim por diante.
Por isso, é importante saber mapear os processos de forma correta, a fim de aumentar a qualidade do atendimento aos pacientes e dos serviços prestados como um todo.
Alguns dos pontos mais importantes relacionados ao mapeamento de processos hospitalares são diretamente relacionados à qualidade dos serviços que você presta.
Quando os processos não são visíveis e não existe uma visão clara de quem são os responsáveis, fica difícil garantir até mesmo o básico e seguir padrões.
Esses pontos englobam:
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- Atendimento;
- Conforto do ambiente e limpeza;
- Horário de funcionamento;
- Preço (no caso do hospital ser particular);
- Se há burocracia demais ou não na execução de processos;
- Remédios disponíveis; e
- Demanda.
O tempo de atendimento é um dos itens mais citados quando pacientes reclamam da qualidade de um hospital. Por isso, é importante rever todos os processos que contribuem para o aumento ou redução no tempo de atendimento.
Desenhe um mapa, que mostra onde começam os processos e onde eles terminam – do início ao fim das operações, sejam elas quais forem.
Entenda quem são os responsáveis para que elas sejam executadas e determine um tempo padrão para sua execução.
É claro que contratempos acontecem, por isso, também levante todos os riscos que contribuem para o aumento no tempo de atendimento.
Quando os processos estão devidamente mapeados, fica bem mais fácil garantir que as tarefas sejam executadas e concluídas de forma interligada.
Isso sem contar que os responsáveis criam a consciência de onde seu trabalho começa, onde termina e quais são os impactos das ações realizadas. Isso é ótimo!
O mapeamento de processos hospitalares elimina a crença de que os processos e atividades desenvolvidas no hospital não estão conectados, reduzindo a miopia operacional.
Faça uma análise detalhada para entender como funcionam os processos do seu hospital!
Os processos do seu hospital dependem de pessoas para serem executados, de objetivos e de infraestrutura, certo?
Por exemplo, o que é preciso para atender um paciente no seu hospital?
- Um médico?
- Energia Elétrica?
- Infraestrutura (espaço físico, cadeira, maca, mesa, computador, entre outros)?
- Prontuário do paciente?
E antes disso? Talvez seja necessário um agendamento? Quem faz esse agendamento?
Desse modo, você começa a pensar:
“O que é preciso para que a pessoa que realiza o agendamento o faça?” e isso te leva a outras perguntas, outras respostas e montando um mapeamento de processos hospitalares cada vez mais completo.
Quando você terminar, verá que muita coisa pode estar fora do lugar e existe espaço para otimizar os processos do hospital, muitas vezes, sem esforços em excesso ou gasto de dinheiro.
Então, para chegar a essa conclusão, você precisará perguntar:
- Por quê?
- Para quem?
- Por quem?
- Onde?
- Como?
- Quando?
Portanto, utilize softwares ou plataformas para construção de mapas mentais, gerenciadores de processos para administrar seu hospital com maestria.
Além disso, você pode contar com nosso apoio nesse processo tão importante!
A Prone Assessoria Empresarial é especializada em contabilidade para médicos e, por isso, pode te ajudar a alcançar seus objetivos de forma efetiva!
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