Muitos empresários varejistas apontam a crise como principal motivo de estar no vermelho, não é verdade?
Mas, você já parou para pensar que a baixa lucratividade pode estar ligada a outros problemas?
Por exemplo, como você empreendedor varejista precifica a sua mercadoria?
Pois saiba que precificar da maneira correta é essencial para manter o equilíbrio de suas finanças e ainda atingir as expectativas de seus clientes!
E ainda…
Como será que é feito o cálculo correto dos custos para o planejamento do melhor preço a ser praticado no varejo?
São tantos pontos importantes, não acha?
Exatamente por isso que queremos compartilhar com você hoje, formas de entender os custos e colocar o preço nos seus produtos da maneira correta!
Vamos lá?
Dica 1- encontre o custo real de cada produto
Ter um amplo conhecimento e controle total sobre o custo de cada item que a sua empresa comercializa, é fundamental!
E isso inclui tributos, taxas, imposto e toda uma complexidade que a legislação possui sobre cada item específico.
Portanto é imprescindível levar em conta os seguintes aspectos:
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Prone pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
- Valores ligados aos tributos: ICMS e substituição tributária.
- Incidência de PIS, CONFINS nos produtos.
Para isso conte com uma equipe contábil que seja especializada no comércio varejista, dessa forma você conseguirá acompanhamento e todas as informações relevantes para conseguir chegar a um valor concreto.
Dica 2 – Leve em consideração custos indiretos
Além dos custos de cada produto, para colocar um preço final que traga benefícios, é preciso considerar as despesas indiretas do empreendimento, como por exemplo:
- Custo dos funcionários.
- Aluguel.
- Água.
- Energia.
E tudo mais que for relativo a despesas fixas de seu comércio.
Mas, como diluir isso dentro do preço do meu produto, existe uma fórmula?
Existe sim, observe:
É preciso pegar o valor de todas as despesas fixas mensais durante os últimos 12 meses e dividir pelo total de vendas que você realizou no mesmo período e multiplicar por 100.
Veja um exemplo:
- Você teve R$10 mil de despesas e R$ 50mil de vendas, logo 10 ÷50 × 100 = 20%, ou seja, suas despesas fixas representam essa porcentagem das suas vendas.
Dica 3 – Aprenda a calcular o preço final
Agora que já entendemos o que precisa levar em conta como custo, chegou a hora de calcular exatamente o preço de venda dos seus produtos na rede varejista.
Para que você possa entender melhor, mostraremos um exemplo:
- CUSTO POR PRODUTO: R$20,00
- DESPESAS FIXAS: 20%
- MARGEM DE LUCRO DESEJADA: 20%
Depois você fará a seguinte conta:
Preço de venda (100%): custo produto (R$ 20,00) + 20% + 20%
Aí basta você somar as porcentagens e inverter o sinal:
100% – 40% = 20
60% = 20
Preço de venda igual 60% ÷ 20 = 0,30
Depois multiplica por 100 e chegará ao resultado de R$ 30,00.
Assim você terá o preço pelo qual você deve vender seus produtos.
Olha, sabemos que pode parecer complicado, contudo, por meio de uma equipe contábil qualificada, você terá todo respaldo e toda informação que você precisa para alavancar a produtividade de sua empresa varejista! Nós podemos te ajudar com isso e melhorar os teus negócios!
Um segredo para precificar corretamente seu produto
Além de toda técnica e informação necessária para colocar o preço certo no seu produto, existe um segredinho que precisa ser levado em consideração…
A concorrência!
Reflita, não adianta você querer 100% de lucro, enquanto a concorrência pratica apenas 50%, consegue entender?
Por isso fique de olho nos detalhes da concorrência, busque ajuda contábil para entender os custos e coloque as variáveis na conta e BUM…
Você terá um preço competitivo para trabalhar e assim realizará ótimas vendas com boa lucratividade!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Prone!
Sucesso e até breve.
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