Como montar um escritório de engenharia em 7 passos

Como Montar Um Escritorio De Engenharia Em 07 Passos Post Min - Prone Contabilidade

24 jan Como montar um escritório de engenharia em 7 passos

Saber como montar um escritório de engenharia é o primeiro passo para ter um negócio de sucesso!

Hoje você aprenderá, de uma vez por todas, como montar um escritório de engenharia!

Você, engenheiro, pensa em ter um negócio próprio? O que te motiva? Quanto você tem para o investimento inicial? Ter as respostas para essas perguntas é indispensável quando se planeja montar um escritório de engenharia!

Você precisará ter em mente o ramo da engenharia em que vai atuar. Além disso, também deverá decidir se será empresário individual ou com participação societária em sua empresa, terá que compreender o mercado através de uma análise para ver se existe demanda para os serviços que você quer oferecer na região em que deseja atender, escolher o melhor local e o estabelecimento ideal, além de projetar seus custos e preparar seu orçamento.

Um ponto importante: qualquer negócio necessita de capital de giro, principalmente nos primeiros meses, já que você ainda estará estruturando a empresa, adequando-a formalmente a questões burocráticas, sistematizando os processos, organizando as finanças etc.

Como montar um escritório de engenharia em 7 passos

Agora é a hora! Você saberá como montar um escritório de engenharia com as dicas que trouxemos a você, aqui, no blog da Prone!

Confira os passos!

  1. Avalie quanto você tem para um investimento inicial, considerando o custo para montar e manter o escritório de engenharia;
  2. Localização é fundamental! Conduza pesquisas para entender o mercado consumidor, o público-alvo e se a região é realmente atrativa para o cliente;
  3. Não podíamos falar sobre como montar um escritório de engenharia sem citarmos os documentos, certo?

 

Você precisará:

 

  • Registrar o contrato social da pessoa jurídica no Cartório de Pessoas Jurídicas ou na Junta Comercial do Estado;
  • Obter o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa) e o CNPJ;
  • Obter licenças e inscrições nos órgãos de regulação e de classe;
  • Conseguir um alvará de funcionamento;

 

Continuando…

  1. Agora, você precisará do Cadastro da Previdência Social junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e deverá obter seu NIT (Número de Inscrição do Trabalhador);

  2. Precisará também da autorização para emissão de notas fiscais, que deve ser solicitada no credenciamento junto à Prefeitura do Estado de São Paulo.

  3. Após a adequação legal para o exercício pleno das atividades profissionais através do passo a passo de como montar o seu escritório de engenharia, é hora de pensar na marca do negócio, estratégias e posicionamento no mercado. Afinal, a marca é o DNA da empresa. Para isso, não deixe de contar com o apoio de uma agência de marketing especializada em branding!

  4. Busque a equipe ideal para trabalhar ao seu lado. Não é necessário ir atrás de pessoas formadas, necessariamente, mas sim resilientes, flexíveis e que tenham o desejo de crescer!  

 

Um dos pontos mais importantes sobre como montar um escritório de engenharia é saber como montar uma equipe poderosa, cuja probabilidade de se desfazer por motivos diversos e alta rotatividade seja baixíssima. Para isso, você terá que definir valores e ideais para o seu negócio existir, que devem ser diretamente relacionados com os do seu público-alvo e dos seus colaboradores.

Essas foram as dicas sobre como montar um escritório de engenharia! Esperamos que você tenha aprendido bastante e que possa começar o seu negócio o quanto antes.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Prone Contabilidade?

Somos uma Contabilidade Vila Bertioga -SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @proneassessoria

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Nenhum Comentário

Postar um comentário