Veja o que é necessário para abrir CNPJ para corretor de imóveis e entenda assim, as vantagens de atuar como pessoa jurídica!
Você sabia que os corretores de imóveis não podem ser MEI (Microempreendedor Individual)? Isso acontece porque a finalidade principal do MEI é formalizar profissionais que não tem regulamentação legal, o que não é o caso de quem trabalha com a corretagem de imóveis. Diante disso, muitos se perguntam:
[como abrir CNPJ para corretores de imóveis?]
Se caso você se enquadra nesse meio, continue lendo o artigo até o final. Pois, vamos mostrar o que é necessário fazer para formalizar um negócio imobiliário, além de mostrar as vantagens de abrir CNPJ para corretores de imóveis. Confira!
Conheça as vantagens em abrir CNPJ para corretores de imóveis
Corretores de imóveis podem escolher se desejam atuar como pessoa física ou pessoa jurídica. No entanto, existem muitas vantagens em abrir CNPJ para corretores de imóveis.
Veja algumas delas:
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Prone pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
- possibilidade de redução do pagamento de impostos;
- descontos em empresas conveniadas ao CRECI;
- emissão de notas fiscais;
- linhas de crédito diferenciadas;
- oportunidade de usar um nome fantasia.
Veja como definir o regime tributário para corretores de imóveis
Ao abrir um CNPJ, será necessário então, se enquadrar em um dos três regimes tributários criados para organizar a arrecadação de impostos, são eles: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.
O Simples Nacional é o regime tributário mais utilizado do país e, é voltado para micro e pequenas empresas, que podem assim, faturar no máximo R$4,8 milhões de reais por ano.
Uma das principais vantagens dessa opção é a possibilidade de pagar os tributos em uma guia única mensal. Dessa forma, facilita muito a vida dos empresários e, certamente, é uma grande vantagem para os corretores de imóveis, que costumam ter então, uma rotina de trabalho bem intensa.
Assim, a definição do regime tributário influencia diretamente a quantidade de impostos e, consequentemente, as despesas da empresa. Portanto, para evitar problemas, é essencial então, que a escolha seja realizada junto com um contador de confiança. Dessa forma, além de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, com base na análise do negócio, o especialista vai conseguir optar pelo regime menos oneroso para você.
Entenda como funciona o processo para abrir CNPJ para corretores de imóveis
Depois de decidir qual vai ser o tipo de empresa e o regime tributário, então, é chegado o momento de iniciar, de fato, o processo para abrir CNPJ para corretores de imóveis. Nesse momento, um dos principais documentos é o contrato social — documento que detalha todas as definições do negócio, como descrição das atividades, tipo de tributação, endereço, entre outros detalhes.
Após a elaboração do contrato, é preciso porém, registrá-lo na Junta Comercial do estado e na Receita Federal. Quando o número do CNPJ estiver disponível, o próximo passo é ir até à prefeitura do município para realizar assim, a Inscrição Municipal.
Todo esse processo envolve documentações e procedimentos burocráticos. A presença de um profissional especializado, acostumado em abrir CNPJ para corretores de imóveis é então, fundamental para tornar tudo mais seguro e simples.
Registro da empresa do CRECI
É muito importante realizar o registro da empresa no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). O órgão é responsável por fiscalizar a atuação do profissional de corretagem imobiliária e também promove diversas ações interessantes, como cursos e palestras.
Além disso, muitos clientes solicitam o número de registro no CRECI antes de iniciar qualquer transação imobiliária. Vale destacar que o registro é obrigatório mesmo para profissionais que decidem atuar como pessoa física.
Esperamos que você tenha entendido como abrir CNPJ para corretores de imóveis. Atuar no mercado imobiliário como pessoa jurídica pode ser extremamente vantajoso e é muito válido que os profissionais da área estudem essa possibilidade.
Quer ajuda para abrir CNPJ para corretores de imóveis? Conte conosco!
Será um grande prazer ajudar!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Prone Assessoria Empresarial.
Atuamos diretamente com clientes de diversos portes e segmentos, prezando sempre pela qualidade nos serviços e, consequentemente, pela satisfação de seus clientes.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.
1 comentário em “Saiba como abrir CNPJ para corretores de imóveis”
Quais são as diferenças de impostos para os corretores CPF e os CNPJ?