Advogado: Saiba como ter total efetividade no cálculo para desfazer sociedade
Veja o passo a passo para desfazer a sua sociedade de advogados, através da precisão nos cálculos
Certamente, quando você decidiu se juntar a bons advogados para montar um escritório em sociedade, a ideia era de ser o melhor escritório de advocacia da sua região, para proporcionar serviços de excelência aos clientes e, consequentemente, ganhar muito dinheiro.
Afinal, tudo isso faz parte de todo negócio, e, logicamente, como o seu escritório não seria diferente, e temos certeza que, na prática, tudo isso aconteceu de fato.
Porém, como tudo na vida, as coisas mudam, as ideias que antes eram convergentes podem dar lugar a divergências e, com isso, pode vir à tona o pensamento de não fazer mais parte do escritório onde você atua.
Isso é absolutamente normal você tem todo o direito de buscar novos ares, seja atuando de forma autônoma ou até mesmo buscando novo profissionais para montar outro escritório.
Mas, você sabe como realizar o cálculo para desfazer sociedade?
Pois é, ele é extremamente necessário, sendo o tema central do nosso artigo de hoje, que iremos começar a destrinchar a partir do próximo tópico.
Cálculo para desfazer sociedade: entenda!
Abrir um escritório de advocacia em sociedade implica em direitos e deveres que os sócios passam a ter uns com os outros, para que tudo funcione em perfeita harmonia.
Mas, nesses momentos iniciais, que costumam envolver sentimentos como ansiedade e vontade de fazer dar certo, geralmente ninguém pensa a respeito do que fazer se um dos sócios – ou todos – não desejarem mais fazer parte do negócio.
E aí, o cálculo para desfazer sociedade passa a ser uma realidade a ser enfrentada, geralmente quando tudo já veio à tona.
Sendo assim, o aspecto norteador do cálculo para desfazer sociedade, é o contrato social, que, entre outros fatores, aborda:
- Capital social;
- Quota parte de cada sócio;
- Formas de realização de cada quota;
- Quem administra a sociedade;
- Participação de cada um dos sócios em lucros e prejuízos.
Existem formas de sair de uma sociedade e elas são previstas em lei, como por exemplo: morte de algum sócio, retirada voluntária ou exclusão.
Sendo assim, falar do cálculo para desfazer sociedade é também falar de contabilidade, e iremos mostrar a seguir como fazer…
- Apuração da quota (com base no montante realizado);
- Analisa-se a situação patrimonial (na data da resolução);
- É feita a liquidação (com base na análise anterior);
- É feita a atualização do balanço patrimonial;
- Pagamento em dinheiro, em até 90 dias, depois de feita a liquidação (podendo ter outro prazo, a depender de um acordo entre as partes).
Conte com a Prone!
É, meu amigo advogado, a contabilidade acompanha você desde a abertura até o encerramento de uma empresa, e você mais do que ninguém sabe que precisa priorizá-la se pretende ter êxito em sua profissão.
E, se o cálculo para desfazer sociedade é uma necessidade sua, neste momento você tem com quem contar!
Nós, da Prone, somos uma contabilidade especializada em cálculo para desfazer sociedade advocatícia e atuamos com a mais alta excelência nesse tipo de serviço.
Conosco, você passa a ter à sua disposição especialistas que irão entender o contrato social do seu escritório e fundamentar as tomadas de decisão com base em informações fidedignas, para que você possa garantir todos os seus direitos, ao sair da sociedade.
Para conversar mais a respeito desse assunto e saber como, efetivamente, iremos te ajudar, basta nos contatar!