Entenda Qual A Importância Do Pró-labore Para Seu Escritório De Advocacia E Garanta A Saúde Financeira do Mesmo!
Sem o pró-labore, a gestão do seu escritório pode ser comprometida, por isso, hoje, vamos te mostrar a sua importância e como funciona!
Atuar como advogado exige muita dedicação, anos de estudo e muito empenho e responsabilidade para consolidar uma carreira de sucesso.
Apesar de ser desafiador, é algo muito recompensador também, porém, para que tudo permaneça bem e promissor, a gestão do escritório de advocacia é simplesmente imprescindível.
Com a rotina corrida e tantos aspectos para lidar, não é incomum que alguns detalhes acabem sendo deixados de lado, como o pró-labore. Mas, os problemas que isso pode causar serão sentidos no futuro se você não fizer algo agora.
Por isso, hoje, vamos falar sobre o pró-labore e a como defini-lo corretamente em seu escritório.
Mas, antes, a diferença entre Pró-labore e divisão de lucros…
Os dois termos acabam sendo muito confundidos, isso porque ambos se referem aos recebimentos das partes envolvidas no escritório.
Porém, a diferença entre os dois é bem simples de se entender.
A divisão de lucros é realizada entre os sócios, ou seja, entre quem está definido dessa forma no contrato social, e corresponde à divisão do valor de faturamento obtido após o cumprimento de todas as contas, tributos e demais obrigações.
Já o pró-labore funciona como a remuneração pelo trabalho do sócio, ou seja, é como o salário que o mesmo recebe quando exerce atividades no escritório. Caso não exerça, não recebe o pró-labore, apenas a divisão de lucros.
A importância do pró-labore
É de suma importância realizar o pró-labore por diversas razões.
Entretanto, a principal delas é para garantir uma gestão financeira eficiente e assertiva, onde você consiga realmente ter o controle sobre os números do seu escritório.
Sem a definição e remuneração adequada do pró-labore, a compensação monetária dos sócios se torna algo indefinido e o risco de “virar bagunça” é alto.
O pró-labore deve ser algo considerado no seu fluxo de caixa e em toda a gestão financeira, inclusive para conseguir chegar em uma divisão de lucros justa. Simplesmente fazer retiradas financeiras periódicas ou pegar o que sobrar no fim do mês pode comprometer a saúde financeira do escritório.
Portanto, o pró-labore precisa ser realizado e de forma eficiente.
Porém, não é só o pró-labore que pode colocar em risco seu escritório…
Hoje, nos dedicamos em apresentar especificamente a importância do pŕo-labore, entretanto, existem diversos outros aspectos e fatores que influenciam no desempenho e desenvolvimento do seu escritório.
Por mais que vocẽ, advogado, conheça as obrigações que precisa cumprir e as consequências de não o fazê-lo, colocar tudo em prática juntamente com as demandas do dia a dia é extremamente difícil.
Porém, você não precisa e nem deve cuidar de tudo sozinho.
Ao ter o suporte de profissionais contábeis com a expertise voltada para advogados, você conta com tudo que precisa para manter seu escritório longe de riscos em dia com as obrigações e com uma gestão financeira impecável.
E é exatamente o que nós, da Prone, te oferecemos!
Não hesite em nos contatar.