Saiba como estipular e cobrar honorários advocatícios em seu escritório
Entenda tudo sobre honorários advocatícios e eleve o patamar do seu escritório de advocacia
Só você sabe a longa jornada que precisou percorrer desde o início da faculdade até se formar em Direito, sem contar com a difícil e temida prova da OAB, que é a grande vitória de quem realmente pretende atuar como advogado.
Pois é, você tem ciência do valor que isso tem, ainda mais porque após isso ainda precisou investir para ter o seu próprio escritório de advocacia e, através dos seus serviços de excelência – advindos de muito estudo -, pôde proporcionar uma boa defesa ou acusação às causas dos seus clientes.
Porém, como em toda profissão, existe o que chamamos de concorrentes desleais, que fazem de tudo para conseguir clientes, inclusive cobrar valores muito abaixo dos que são praticados por advogados compromissados e coerentes, como você.
Sendo assim, como enfrentar tudo isso e cobrar honorários advocatícios justos e corretos?
É sobre isso que iremos tratar aqui no artigo de hoje e recomendamos que você tenha muita atenção aos tópicos subsequentes, justamente para garantir uma cobrança adequada aos futuros clientes.
Diante do que foi exposto, vamos ao assunto principal!
O que são honorários advocatícios e como cobrar?
No ramo de prestação de serviços temos algumas atividades, como o corretor de imóveis, que por lei não pode cobrar abaixo de 5% em uma negociação de compra e venda, fator fundamental para a valorização dessa categoria de profissionais.
Os honorários advocatícios basicamente dizem respeito à remuneração do advogado – obviamente, inscrito na OAB – que precisa estar sempre prospectando novos clientes, de modo a garantir tal remuneração.
Todos nós sabemos que o trabalho do advogado não envolve apenas montar peças e comparecer a audiências, muito pelo contrário, todo o trabalho é desenvolvido nos bastidores, através de estudos intermináveis.
Como já citamos, um dos grandes problemas está em profissionais que tentam levar algum tipo de vantagem, oferecendo serviços advocatícios por valores muitas vezes simbólicos, o que acaba refletindo em uma desvalorização da categoria.
No entanto, como você é um advogado sério e que tem total ciência do quanto investiu para chegar até onde chegou, não deve se abalar com esse tipo de concorrência, mas sim continuar prestando serviços de excelência.
Logo, o que considerar para definir os seus honorários advocatícios?
Fazemos questão de te dizer:
- Respeite os valores mínimos estabelecidos pela Tabela da Ordem;
- Faça um levantamento dos seus custos e despesas;
- Avalie quanto custa a sua hora de trabalho;
- Respeite a sua capacidade de trabalho e não exceda o limite;
- Faça jus à indicação do mínimo de 20% do valor da causa.
Qual o papel da contabilidade em seu escritório?
Bom, o contador é o profissional que irá organizar todas as suas demandas contábeis, gerar relatórios completos e te dar um panorama da realidade contábil e financeira do seu escritório.
Através de uma contabilidade profissional, até os seus honorários advocatícios podem ser definidos com base em informações fidedignas do seu negócio, como, por exemplo, a relação de custos e despesas e o valor intrínseco da sua hora trabalhada.
Afinal, com um apoio profissional, você terá muito mais condições de tomar decisões assertivas.
Conte com a Prone!
Nós, da Prone, somos uma contabilidade especializada em escritórios de advocacia e estamos aptos a gerenciar as suas demandas contábeis de forma impecável.
Sim, o nosso foco é proporcionar a total conformidade do seu negócio com as questões contábeis, legais, tributárias, fiscais e trabalhistas, de modo a garantir a sua plena tranquilidade.
Portanto, não hesite em nos contatar para saber maiores informações sobre os nossos serviços especializados.
QUERO OBTER SUCESSO EM MEUS NEGÓCIOS DE ADVOCACIA!