Você sabe como gerar uma boa experiência do usuário para ótica? Conheça maneiras simples que vão te auxiliar e criar maior interação com a sua clientela!
Mahatma Gandhi, famoso líder político indiano, certa vez disse que todo cliente, é o visitante mais importante da empresa. Justamente porque ele não depende de ninguém, a empresa é quem depende dele.
O cliente é o objetivo principal de qualquer negócio. Ele não é um estranho, pois é parte do empreendimento. Os funcionários, a empresa e todos os seus colaboradores, não fazem favor algum ao atender o cliente, mas é o cliente quem faz o favor, ao dar a empresa, a oportunidade de ela serví-lo bem!
Ou seja, toda empresa precisa de clientes, e todo cliente deseja ser bem atendido, concorda?
Por isso, se o seu desejo é potencializar as vendas na sua ótica e expandir os negócios, fique atento às orientações que nossa contabilidade para ótica revelará a você!
2. Seja simpático e sorria sempre!
As pessoas andam apressadas, sempre com muitas responsabilidades e preocupações na cabeça.
A simpatia e empatia ajudam muito em qualquer situação!
O sorriso caloroso e respeitoso, fortalece o elo entre loja e cliente e, faz o colaborador vestir a camisa do bom atendimento. Isso faz toda a diferença!
Muitas vezes, os clientes chegam cansados, irritados e cheios de problemas, afinal de contas, vivemos num mundo de muitas exigências e cobranças, e quando encontram um “porto seguro”, um local que se sentem bem, onde percebem que há boa sinergia e acolhimento, mesmo que seja para venda, tudo acaba sendo muito melhor!
Sendo assim, os sentimentos aflorados acabam sendo mais positivos e, finalizar a venda se torna uma tarefa muito mais simples!
2. Ouça o cliente e tenha paciência!
Quando nos referimos a “criar amizade” com o cliente, envolve saber ouvir e aconselhar o cliente em relação às suas dores e necessidades.
Às vezes, nem mesmo o cliente sabe o que quer, e isso acontece sempre!
Sendo assim, é necessário enfatizar que diversos clientes – sendo realista, isso se trata da grande maioria – entrarão em sua loja para, simplesmente, olhar os produtos, enquanto outros podem passar horas escolhendo e pedindo para que você mostre exemplares para, no final, não comprar nada.
Sabemos que este tipo de situação é extremamente complicada, mas nestes momentos é de extrema importância manter a calma e ter o chamado “jogo de cintura”.
Em alguns momentos você estará desesperado para fechar uma venda, porém, não poderá deixar que isso transpareça para o cliente.
Apresente diversos modelos e seja compreensivo e, caso, ainda assim, o cliente se mantiver na decisão de não levar nenhum dos produtos que você está oferecendo, dê a ele um cartão, agradeça a atenção e o incentive a voltar num outro momento.
3. Mantenha o equilíbrio emocional
Como dissemos, lidar com pessoas, às vezes, pode ser um verdadeiro desafio, porque cada ser é um universo!
Existem os clientes capazes de, realmente, tirar a paz de qualquer vendedor, visto que acabam reclamando de tudo. No entanto, há ainda o tipo que direciona palavras desanimadoras diretamente ao vendedor ou à loja e, muitas vez, isso pode ser extremamente incômodo.
Contudo, isso não justifica o fato de, muitas vezes, um colaborador ou gestor da loja acabar destratando os clientes e, dessa forma, deixar de lado toda a compostura e controle emocional.
Pense na ética profissional acima de tudo!
O ideal é ser cordial, e saber quebrar objeções. Tratar as dificuldades e falas do cliente da melhor forma possível, mostrando as vantagens e diferenciais do produto que você tem a oferecer.
De todo modo, quando se fala em experiência do usuário, a palavra “gentileza’ é sempre bem-vinda e, deve ser utilizada a todo momento!
Portanto, coloque em prática às dicas que lhe foram informadas através deste artigo para, assim, conseguir atrair mais clientes e, além disso, conseguir fidelizá-los da maneira correta.
Sendo assim, caso precise, pode entrar em contato conosco. Somos uma empresa especializada em contabilidade para óticas e, com toda certeza, te ajudaremos a colocar sua empresa no caminho do sucesso.
E então, vamos conversar?