Você como gestor ou dono de um empreendimento, compreende o quanto o fluxo de caixa pode ser decisivo no sucesso do seu comércio, não é verdade?
Essa é uma ferramenta que permite a otimização do gerenciamento econômico de seu empreendimento, o que resulta na organização de toda parte contábil e financeira da empresa e por consequência fortalece a sua imagem no mercado.
Concorda com esse conceito?
E para que o controle financeiro cumpra todos os benefícios dos quais é capaz, nós trouxemos para você dicas valiosas de como aplicar corretamente essa ferramenta e assim superar qualquer desafio do seu ramo de atuação.
O que acha, parece justo para você?
Então, fique atento (a) que vamos começar!
Quer saber mais? CONFIRA ESTE POST: Como precificar produtos no comércio varejista?
Use a tecnologia a serviço de um fluxo de caixa eficiente!
A era digital ganha cada vez mais espaço, não é verdade, inclusive aí em seu comércio ela já deve ter seu lugarzinho garantido.
Pois então, o que você acha de levar ela também para o controle do fluxo de caixa?
Existem softwares de controle de caixa capazes de facilitar muito todo o processo de lançamentos, isso ajuda a minimizar erros e detectar possíveis oportunidades de aumentar a lucratividade de seu comércio.
O importante é encontrar um programa de gestão de fluxo de caixa que se adapte às necessidades de seu comércio e que traga facilidade na hora de lançar as informações, tanto quanto no momento de analisar os resultados.
Divida os lançamentos em períodos
Essa é outra forma de manter seu comércio fortalecido, entendendo os períodos de mais ou menos movimento, além de saber quando as principais contas vencem.
Isso permite que você negocie com fornecedores, prazos que não choquem com suas contas fixas, entendendo assim, quais as melhores épocas do ano para fazer investimentos e quando é hora de poupar.
Por isso, a dica para entender cada fase do seu empreendimento durante o período anual, é separar os lançamentos do fluxo de caixa por mês, dessa forma você pode se planejar estrategicamente e assim gerar economia.
Além de preparar o seu estoque para as épocas de maior procura e fazer de toda oportunidade uma venda garantida!
Planeje-se através do fluxo de caixa
Com a alta competitividade do comércio, o empreendedor que se planeja, tem muito mais oportunidades de se manter lucrativo no ramo.
E acredite você ou não, o fluxo de caixa é uma excelente ferramenta de planejamento, a curto, médio e longo prazo.
Através do fluxo de caixa você pode entender e realizar uma média para o ano todo e isso vai preparar o seu comércio para todo e qualquer desafio.
É muito importante que a cada finalização do período você meça o que foi planejado com o que de fato aconteceu, assim você evita que qualquer erro reincida.
Cuide dos outros aspectos financeiros de seu comércio
Além do controle do fluxo de caixa, é essencial que você como gestor cuide de todos os aspectos financeiros da sua empresa, isso engloba a parte contábil, que se não tiver a atenção que merece, pode trazer prejuízos ao seu comércio.
O grande segredo está em alinhar as informações contábeis, financeiras e administrativas, com intuito de ampliar a visão de como está o seu comércio e de quais atitudes devem ser tomadas para que haja retorno positivo.
Uma grande sacada dos comerciantes mais competitivos do mercado é unir essas três pontas com uma contabilidade bem preparada para assim ter uma informação mais completa e realista de todos os dados. Além de um planejamento global muito mais assertivo!
E então, o que acha de começar agora a praticar o controle do fluxo de caixa, atrelado aos aspectos contábeis e administrativos e transformar o seu comércio em um gigante do ramo!
Quer saber como?
Nos procure para um café, temos muito a conversar e a crescer juntos!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Prone! Será um prazer ajudá-lo!
Sucesso e até logo.