Aprenda hoje a registrar sociedade para advogados e trabalhe com segurança
Os advogados que optam por trabalhar em sociedade precisam fazer o registro adequado correto para não terem problemas junto aos órgãos fiscalizadores. Veja abaixo como fazer.
O número de entradas para registrar sociedade para advogados tem aumentado nos escritórios de contabilidade.
Com o crescimento do empreendedorismo, cada vez mais profissionais liberais decidem abrir o seu próprio negócio.
E essa é a forma que muitos advogados estão encontrando para atraírem mais clientes e para, assim, lucrarem mais com os seus serviços.
Com a evolução da tecnologia, os processos para abertura de empresa estão mais ágeis e menos burocráticos.
Diante disso, os advogados também estão procurando cada vez mais abrir seu CNPJ. Com isso, eliminam os riscos de perderem clientes.
Procedimentos para registrar sociedade
Hoje em dia, os clientes só aceitam os serviços advocatícios caso a empresa emita a sua devida Nota Fiscal de Serviço.
Diante disso, os advogados estão buscando constituir sua empresa, seja como Empresário Individual, seja como Sociedade.
No entanto, é importante conhecer os procedimentos para registrar sociedade. Por isso, falaremos sobre o assunto de um modo rápido e resumido.
Mas, antes, alguns detalhes importantes:
- Feitos todos os trâmites na Receita Federal, o advogado também terá que ter o seu registro ATIVO na OAB;
- Vale ressaltar que os advogados respondem ilimitadamente pelos danos causados aos clientes por ação ou por omissão de informações em suas ações.
Contrato social
Dito isso, agora devemos fazer um CONTRATO SOCIAL e registrá-lo na OAB. Tal contrato deve conter todas as informações da sociedade. A saber:
- Nome completo de todos os sócios;
- Documentos pessoais dos sócios;
- Endereço residencial dos sócios;
- Endereço da sede empresarial;
- Objeto do contrato;
- Como que funcionará a sociedade;
- Quem será o administrador principal;
- Prazo de duração;
- Valor do capital (não pede valor mínimo).
Logo, deveremos abrir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) na Receita Federal do Brasil.
Ademais, é preciso considerar a entrega da DBE (Documento Básico de Entrada), a qual será utilizada para praticar qualquer ato perante a Receita Federal.
Ao escolher a entidade de registro, é importante não assinar em Junta Comercial, pois o advogado não é um empresário: essa colocação é essencial.
Registro da Inscrição Municipal
A próxima etapa é fazer o cadastro na prefeitura, o CAE (Cadastro de Atividade Econômica).
Esse processo tem o prazo máximo de 30 dias depois do processo de registro na OAB, podendo gerar multa, caso passe do tempo máximo.
Com isso, teremos a Inscrição Municipal, portanto já é possível solicitar a emissão de Nota Fiscal.
Para fins tributários, a melhor opção é a tributação pelo Simples Nacional, já que a empresa pagará menos impostos; na verdade, as taxas serão menores.
Distrato Social
Lembramos também que os advogados não podem integrar mais de uma sociedade. Então, para desistir da sociedade, existem regras.
É necessário fazer o Distrato Social, com o qual acontecerá a dissolução da sociedade. Esse processo não é complicado e também não é burocrático.
Nesse caso, a OAB deverá mandar um requerimento, juntamente com o Distrato, assinado por todos os envolvidos, fornecendo as informações necessárias para a dissolução, principalmente sobre a partilha do capital social.
Nós, da Prone, somos uma contabilidade especializada em escritórios de advocacia e vamos ajudar a fazer o seu dia a dia mais simples.
Enfim, esses são os procedimentos necessários para registrar sociedade para advogados.
Nesse sentido, é importante fazer boas escolhas para integrar a sociedade, dando preferência às pessoas com credibilidade.
Afinal, a confiança é o principal elo que une as pessoas em direção a um propósito.
E nós, da Prone, podemos ajudar você a registrar sua sociedade de advocacia de forma rápida e correta. Quer saber como? Clique aqui e entenda mais sobre como vamos ajudar você no processo de abertura de empresa.
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