Entenda o novo cenário das atividades advocatícias, com o implemento da audiência virtual
Vamos te mostrar como adequar a atuação do advogado às mudanças promovidas pela tecnologia, no exercício da profissão – principalmente quanto à audiência virtual.
Com certeza você já sabe que o Direito é algo bastante ligado a padrões conservadores em sua atuação como um todo.
Porém, pouco a pouco, isso vem sendo mudado para que a profissão esteja em sintonia com as mudanças culturais, principalmente quanto à tecnologia e às novas formas de relação entre as pessoas.
Com isso, os advogados precisam estar atentos a todos esses quesitos, mas hoje iremos destacar um especial: a audiência virtual.
Como funciona uma audiência virtual?
Para que você entenda de maneira precisa, iremos traçar um paralelo com relação às audiências convencionais, para que, a partir disso, possamos contextualizar e assim você tenha uma maior clareza sobre isso, ok?
Vamos lá!
Na audiência comum, que você, advogado, já está bem familiarizado, pode-se ter diversas finalidades, como:
- Conciliação;
- Instrução;
- Custódia.
Tudo é sinalizado via carta para as partes, que tomam ciência, assim como os advogados, através do sistema utilizado no dia a dia, a respeito de data, horário e local.
A partir disso, já podemos entender a principal diferença, que é a respeito do local onde se dá uma audiência virtual.
Ou seja, não há a necessidade de deslocamento para fóruns ou algo do tipo.
E os benefícios caem como uma luva para encurtar distâncias e, inclusive, evitar maiores imprevistos com trânsito ou de até mesmo a pessoa não estar na cidade, no dia que a audiência foi marcada.
Assim, a autoridade judiciária comunica a todos sobre data e horário e disponibiliza um link com o endereço eletrônico onde será feita a audiência virtual.
Com isso, tudo acontece por videoconferência.
Você está preparado?
Não só parece simples, como, de fato, é, realizar uma audiência virtual, mas você, que é advogado, precisa estar atento a alguns detalhes tanto para a sua participação quanto a do seu cliente.
Aí vão algumas dicas:
- Se possível, opte por estar junto ao seu cliente, no dia da audiência virtual – se não puder, ao menos estejam bem alinhados quanto a tudo;
- Certifique-se quanto à qualidade da internet, câmera e som do computador – tanto sua quanto do seu cliente;
- Faça testes, horas antes da audiência, para ver se está tudo ok.
Como toda a atividade que passa a contar com a tecnologia, claro que imprevistos podem acontecer, mas o ideal é manter a comunicação com o juizado responsável, também, via telefone para sinalizar qualquer falha de conexão.
De resto, a mesma atuação profissional que você já possui será aplicada a esse novo formato, que vem se consolidando cada vez mais, auxiliando e muito no andamento da justiça.
Agora que você já sabe o que precisa para estar bem preparado para uma audiência virtual, temos uma pergunta para você:
Como anda a gestão contábil do seu escritório de advocacia?
É bom estar tudo muito bem organizado para que você possa brilhar em sua audiência virtual, sem se preocupar com fatores internos do seu escritório.
É por isso que você pode contar com a Prone, um escritório especializado em contabilidade para advogados.
Saiba mais sobre os nossos serviços! É só entrar em contato com a gente agora mesmo!